Os Pequenos Marqueses © 2010-2019

  • Facebook Classic
Projecto Educativo
Pedagogia

A nossa pedagogia fundamenta-se na filosofia/pedagogia desenvolvida por Piaget no âmbito do desenvolvimento e da aprendizagem, cujo pilar central assenta na defesa da criança como um ser construtor do seu conhecimento e da sua aprendizagem. Partindo das suas capacidades e inteligência, através da sua interacção com o meio, experimentando, reflectindo e partilhando as suas experiências com os seus pares e os seus agentes educativos, a criança descobre-se a si, descobre os outros e atribui significado ao mundo que a rodeia, ao mesmo tempo que desenvolve as suas capacidades cognitivas.

 

A equipa educativa baseia a sua orientação numa pedagogia de projecto, havendo, contudo, margem para uma pedagogia de situação.

 

Ao estabelecer um projecto comum ao grupo vamos seguir uma linha condutora e orientadora dos interesses e necessi-dades gerais para cada faixa etária.

Este projecto estipula inicialmente as linhas condutoras com temas de interesse a explorar ao longo do ano lectivo. Procura privilegiar as interacções com os pares e materiais que serão a base de todas as aprendizagens.

Com uma pedagogia de situação vamos valorizar as conversas e as trocas de informação entre as crianças e os seus pares durante a troca de experiências. Assim, valorizando o que a criança faz ou conta, procuraremos estar atentos aos seus interesses e motivações, valorizando constantemente o que podem trazer de novo e aprendendo com elas. Cabe-nos agarrar situações espontâneas da criança, tornando-as em aprendizagens activas.

Princípios Orientadores

Os princípios orientadores para a nossa acção educativa são os seguintes:

 

• Respeito pela individualidade e singularidade de cada criança;

• Incentivo à curiosidade e ao espírito crítico;

• Promoção da auto-estima e autoconfiança;

• Promoção do desenvolvimento da capacidade de expressão, de diálogo e de aceitação;

• Promoção do desenvolvimento global da criança;

• Garantia da qualidade de resposta educativa;

• Incentivo à participação das famílias no processo educativo.

Temática

O nosso projecto educativo intitula-se “Vou brincar, vou aprender, vou crescer”.

Tendo como base a brincadeira, transmitimos conhecimentos, princípios e valores essenciais para o desenvolvimento da personalidade da criança.

 

Os objectivos, os princípios e os conteúdos programáticos que seguimos são definidos pelo Ministério da Solidariedade e da Segurança Social para Creche e pelas Orientações Curriculares da Lei - Quadro para a Educação Pré-Escolar.

 

Por isso venham brincar, aprender e crescer connosco!